Regularização de imóvel e a Adjudicação Extrajudicial

Adjudicação compulsória é um instituto do Direito Processual Civil brasileiro que permite ao comprador de um bem imóvel que seja titular de um direito real exigir do vendedor ou de terceiros a concessão da escritura definitiva de venda, conforme instrumento liminar. Se houver recusa, o comprador pode requerer a adjudicação do imóvel ao Poder Judiciário.

Com a aprovação da Lei Federal nº 14.382, de 27 de junho de 2022, tornou-se possível suprir a vontade do proprietário do imóvel por via extrajudicial. Essa lei incluiu o artigo 216-B na Lei de Registros Públicos (Lei 6.015/73), permitindo que o processo ocorra diretamente no Cartório de Registro de Imóveis do local do imóvel, semelhante à usucapião extrajudicial.

O Congresso Nacional rejeitou dois vetos presidenciais referentes a lei que cria o Sistema Eletrônico de Registros Públicos (SERP), Lei Federal nº 14.382/2022, para dela ficar constando o texto inicial aprovado pela casa na MP 1085, que determina a partir de então a lavratura de ata notarial, quando da adjudicação de imóvel objeto de promessa de venda ou cessão, onde deverão constar dados de identificação do imóvel e do comprador e prova do pagamento, dispensando, ainda a comprovação da regularidade fiscal do promitente vendedor quando do deferimento da adjudicação compulsória.

Assim, o artigo 216-B da Lei 6.015/73 (LRP) estabelece que o comprador ou qualquer de seus sucessores, bem como o vendedor, representado por advogado, poderão requerer a adjudicação compulsória, fornecendo os documentos necessários, inclusive a ata notarial.

 

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
bitchute video downloader
[número] mês [adjetivo]

Your writing has a way of resonating with me on a deep level. I appreciate the honesty and authenticity you bring to every post. Thank you for sharing your journey with us.

Posts Recentes

No inventário extrajudicial, é possível fazer a partilha de bens de forma mais rápida e sem a necessidade do ajuizamento de ação judicial. …
A Justiça brasileira é competente para processar e julgar uma ação que busca rescindir um contrato de negócio jurídico celebrado no México, mas …
De acordo com o art. 1.029 do Código Civil, o sócio tem o direito de sair da sociedade quando não desejar mais fazer …
Adjudicação compulsória é um instituto do Direito Processual Civil brasileiro que permite ao comprador de um bem imóvel que seja titular de um …

Follow Us

Rua do Passeio, nº 38, Torre 2, 15º andar, Centro, Rio de Janeiro – RJ, CEP 20021-290.
Telefone: (21) 2184-6480

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing

Copyright © 2020 LCASTRO ADVOCACIA, All rights reserved.

1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x